4ª Edição | 2023
A 4ª edição do festival evoca o tema Deus Ex Machina, explorando um conceito narrativo que envolve a resolução de conflitos de forma súbita e improvável, muitas vezes com intervenções externas ou sobrenaturais. O tema é refletido tanto em seu aspecto tradicional quanto em uma perspectiva mais contemporânea, abordando questões éticas e morais relacionadas à tecnologia e à inteligência artificial.
O festival busca contrastar aspectos da atualidade com a temática abordando a tecnologia do corpo e as artes vivas, destacando a importância da criatividade do corpo em movimento, interagindo com espaço, tempo, objetos e outros indivíduos. Essas formas de arte acontecem no momento presente, dialogando com o público e a realidade, abrindo-se para experimentação e hibridação.
Enquanto o Deus Ex Machina representa uma solução fácil e artificial para problemas narrativos, a tecnologia do corpo e as artes vivas buscam soluções complexas e orgânicas para desafios da realidade, dependendo da criatividade interna, em vez de intervenções externas.
O festival reúne uma ampla gama de cenas, estéticas, linguagens e artistas que exploram o tema em suas várias formas, incluindo ficção, comédia, drama e fantasia. Além das apresentações das cenas curtas, o evento oferece consultorias cênicas para os artistas locais com Jonathan Andrade e Denis Camargo, premiação de cenas com obra prêmio do artista plástico convidado, Wagner Hermusche, através de votação do Júri Popular, bate-papos com artistas, exposição de instalação de artes visuais e uma mostra infantil.
Nesta edição, o festival expande suas atividades ao incluir cenas curtas para público infantil e infantojuvenil no UM QUARTINHO DE CENA. Além disso, está aberto para propostas de exibição de cenas audiovisuais. O Festival ¼ de Cena promove um ambiente diversificado para apreciar arte contemporânea de qualidade e fruir com as diferentes estéticas e narrativas da cena curta e das artes vivas. A realização do Festival, que conta com fomento do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF, ocorrerá entre os dias 2 e 5 de novembro no Teatro SESC Garagem da 913 Sul. Além das sessões de cenas, o ¼ de Cena promove workshops, bate-papo e exposição de artes visuais.
Instalação Interativa e Performance Musical
Instalação interativa de projeção mapeada pelo VJ Nibêra sobre obras de Hermusche e música holofractal com euFraktus_X improvisando ao piano utilizando a inteligência artificialmente aumentada de Marceline Markov.
2, 3 e 4 DE NOVEMBRO A PARTIR DAS 19H
5 DE NOVEMBRO A PARTIR DAS 15H
No foyer do Teatro SESC
Ficha Técnica
Idealização e Coordenação geral:
JANAÍNA MELLO | NINJA LOKA PRODUÇÃO
Direção Produção executiva:
CAROL BARREIRO | NINJA LOKA PRODUÇÃO
Coordenador técnico:
MARCELO AUGUSTO SANTANA
Equipe técnica:
GIOVANI DOS SANTOS, LEMAR REZENDE e MAX PAULO LIMA
Artista plástico Obra Prêmio
WAGNER HERMUSCHE
Consultoria Cênica:
JONATHAN ANDRADE e DENIS CAMARGO
Curadores:
LUCIANA MARTUCHELLI, SILVIA PAES, CAROL BARREIRO e JANAÍNA MELLO
Assistência de Produção e Bilheteria:
JESSICA PEDREIRA
Assistência de Produção PCD/Surdo:
JACSON VALE
Identidade visual:
MAÍRA GUIMARÃES | COARQUITETOS
Comunicação e Gestão de Redes Sociais:
DÉBORAH MINARDI | NOTA PRODUÇÕES
Produção Audiovisual:
PEDRO LENEHR, ALEXANDRE OLIVEIRA, RAFAEL PECENE e VINICIUS FREITAS
Fotografia:
HUMBERTO ARAUJO
Instalação sonora e performance musical:
EUFRAKTUS_X
Instalação visual e projeção:
VJ NIBÊRA
Intérprete de Libras:
MARCOS DAVI
Mestre de Cerimônia:
ANA FLÁVIA GARCIA
Assessoria de Imprensa:
RODRIGO MACHADO | TERRITÓRIO COMUNICAÇÃO
Webdesign:
MAÍRA ZANNON | ILHA DESIGN